Ministros do TSE determinam que o PT suspenda propaganda com Lula candidato

0
GrupoSCosta-350x250px

tse

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Felipe Salomão, determinou que a coligação O Povo Feliz de Novo, encabeçada pelo PT, suspenda a veiculação da propaganda eleitoral que apresenta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência. Segundo O Globo, o relator da Corte acolheu o pedido do Partido Novo, que acionou a Justiça Eleitoral contra a campanha petista no rádio em 1º de setembro, que teria promovido Lula como postulante ao Executivo nacional.

Na última sexta-feira, o TSE declarou Lula inelegível por seis votos a um, com base na Lei da Ficha Limpa, em função de sua condenação em órgão colegiado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. O líder petista, que cumpre pena de prisão na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, foi proibido de participar de atos de campanha até que o PT substituísse o seu candidato.

“As transcrições do programa de rádio veiculado não parecem deixar margem a dúvidas, no sentido de que estão sendo descumpridas as deliberações do Colegiado. De fato, o programa expressamente faz referência a Lula como candidato a presidente – de maneira enfática -, em frontal oposição ao que foi deliberado pela Corte”, destacou Salomão na decisão, de caráter liminar, assinada no mesmo dia do pedido do Novo.