A população brasileira tem demonstrado estar muito incomodada com a corrupção desenfreada, como se percebe nas redes sociais. O que de fato ela tem feito para conter tal prática? O oque o cidadão pode fazer em relação a isso, ou deve esperar apenas pela atuação das autoridades? São estas as questões levantadas e debatidas pelo Advogado da União Waldir Santos na palestra “Instrumentos eficazes no combate à corrupção”, que será apresentado no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães(MODELO), em evento aberto ao público, neste domingo (15/07) às 10h.
O evento objetiva afastar os quatro fatores que impedem que a população tenha uma participação mais efetiva no combate à corrupção: a falta de informação, o medo, a falta de tempo e a descrença na efetividade das leis e da Justiça. Waldir Santos, idealizador do sistema Conselho de Cidadãos (www.conselhodecidados.com.br) apresenta um método de atuação onde não há qualquer risco de exposição pessoal ou possibilidade de utilização partidária, sendo ainda o sistema, segundo ele, “imune a qualquer espécie de controle (econômico, político, intimidatório, emocional etc), pois segue princípios bem peculiares, como por exemplo a não atuação no município em que têm domicílio os integrantes de cada unidade”.
Além do combate à corrupção, a palestra também aborda outro tema igualmente relevante para a sociedade: como ajustar o resultado das eleições para vereador àquilo que os eleitores realmente querem. As pessoas em geral não sabem, mas a soma dos votos dados aos vereadores eleitos em qualquer município chega a 20 ou 25% do total de eleitores, às vezes mais um pouco, ou menos. “Isso mostra que a culpa pela qualidade dos nossos representantes não é dos eleitores, já que a maioria não votou neles”, afirma o palestrante.
A palestra é uma boa oportunidade de promover um debate produtivo com os cidadãos, sobre tema relevantíssimo para a sociedade.