O evento reuni empresários, agentes pastorais, profissionais, representantes governamentais e de instituições que atuam no segmento para discutir sobre o potencial competitivo deste mercado no Brasil e no Estado em torno do tema “Turismo Religioso, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz”.
Organizado pela Pastoral de Turismo da Arquidiocese de Salvador (Pastur), o congresso também tem como objetivo divulgar a atratividade dos destinos religiosos e partilhar conhecimento sobre as melhores formas de promover empreendedorismo e sustentabilidade nesta atividade.
Na programação, análises de casos e mesas redondas trazem debates destacando a mecânica de pólos turísticos do país que têm a fé como motivação, a exemplo de Bom Jesus da Lapa, Belém do Pará, com o Círio de Nazaré, e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, que atrai anualmente 12 milhões de visitantes e apresenta indicativo de crescimento anual de 10% em visitação. Segundo os dados do Ministério do Turismo, o Brasil possui pelo menos 96 atrações religiosas, distribuídas em 344 municípios.
PASCOM da Diocese de Bom Jesus da Lapa/Fotos: Uelder Negrão / Acervo do Santuário