Bombeiros Civis vinculados a Associação de Bombeiro Profissional Civil de Bom Jesus da Lapa (ABPC) dão apoio aos fiéis durante a subida do morro do Bom Jesus da Lapa nesta sexta-feira da paixão, dando suporte nos principais pontos, orientando as pessoas a terem cuidado, e subir e descer em fila. A tradicional subida recebe milhares de pessoas durante o dia de hoje (30) e por mais que seja um trajeto conhecido, existem trechos mais estreitos, outros com riscos de acidentes em pontos mais escorregadios e por se tratar de uma atividade física moderada, exige cuidado redobrado principalmente para crianças e idosos.
Estão atuando 48 bombeiros civis, contratados pelo Santuário do Bom Jesus para assegurar que a tradição e a fé caminhem lado a lado com a segurança.
A subida é uma tradição dos fiéis católicos, que em todas as sextas-feiras da paixão sobem o morro pela parte externa. Alguns vão por tradição, turismo, outros para cumprir suas promessas.
De acordo o presidente da APBC, Anderson Leão, quase de duas mil pessoas subiram logo no primeiro período da manhã, isso congestionou na hora do retorno, vários pontos da trilha que dá acesso ao topo do morro ficaram paradas em função do grande número de pessoas.
Para evitar acidentes e garantir maior tranquilidade para as pessoas que optarem por fazer a subida, os profissionais orientam o uso de roupas leves, calçados adequados com solados antiderrapantes e o uso da água para garantir a hidratação dos “aventureiros”.
A subida está aberta ao público até as 17h.