Sexta-Feira Santa, também chamada de Sexta Feira da Paixão, é uma data religiosa em que os cristãos relembram a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no calvário. O feriado é sempre na sexta-feira, que antecede o sábado de aleluia e o domingo de Páscoa.
Durante o feriado desta sexta (30), haverá alteração no funcionamento em vários órgãos públicos e serviços em Bom Jesus da Lapa. A Prefeitura decretou ponto facultativo na quinta-feira (29).
Os órgãos das áreas essenciais, como segurança e saúde, devem estabelecer regime de escala de serviços entre os servidores, para garantir o atendimento à população.
Veja abaixo o que abre e o que fecha:
Bancos
O atendimento nas agências bancárias será normal na quinta-feira (29). Na Sexta-feira Santa, os bancos fecham o funcionamento voltará a funcionar normalmente na segunda-feira, dia 2 de abril. As operações podem ser feitas nos caixas eletrônicos e opções pela internet.
Supermercados
Funcionam normalmente na quinta-feira. No feriado da Sexta-feira Santa, maioria fecharão. No sábado, o funcionamento será normal.
Comércio
As lojas do comércio abrem normalmente na quinta-feira (29). Elas não abrem durante o feriado. O atendimento volta ao normal no sábado.
Postos de combustíveis
Os postos de combustíveis funcionam normalmente em Bom Jesus da Lapa durante feriado.
Postos de saúde/UPA-24h
Durante a quinta-feira funciona até o meio dia, e no feriado não tem atendimento. A exceção para a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA-24h) funciona normalmente no feriado.
Hospital Municipal
O Hospital Municipal Carmela Dutra funciona normalmente.
Escolas públicas, particulares e universidades
As instituições de ensino estarão fechadas na quinta-feira e na Sexta-feira Santa.
Correios
As agências dos Correios estarão fechadas no feriado. O atendimento volta ao normal na segunda-feira (2).
Judiciário
O Judiciário lapense também vai sofrer alterações. O expediente ao público vai ser suspenso na quinta (29) e sexta (30). Nesse período, os serviços funcionam em esquema de plantão nas instâncias, mas somente para medidas urgentes.