
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Fraus Omnia, que investiga um suposto esquema criminoso dentro da 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada em Barreiras, no oeste baiano.
A ação contou com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Barreiras e São Desidério, com apoio da Polícia Militar, por meio da Cipe Cerrado, e da 1ª Promotoria de Justiça de Barreiras.
Durante as buscas, foram apreendidos R$ 282.950 em espécie, cheques no valor de R$ 14.220, além de um celular, um caderno com anotações, um carimbo e extratos bancários. Segundo o MP, o grupo atuava de forma organizada e estruturada, cometendo fraudes em diferentes etapas do processo de emissão de documentos veiculares e de habilitação.
As investigações apontam que o esquema envolvia adulteração de provas teóricas e práticas, manipulação em processos de vistoria de veículos e fraudes na emissão de documentos. Os investigados são suspeitos de corrupção passiva majorada, falsidade ideológica, associação criminosa e continuidade delitiva.
Um empresário local também é apontado como peça-chave no esquema, mesmo sem ocupar cargo público. De acordo com o MP-BA, ele exercia forte influência sobre o funcionamento da Ciretran, transformando o órgão em um verdadeiro “balcão de negócios”.
A operação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e visa reunir provas que ajudem a aprofundar as investigações. Os envolvidos seguem sendo investigados e novas diligências não estão descartadas.