Morte do papa Francisco: Relembre a visita histórica do Bispo de Bom Jesus da Lapa ao Pontífice em 2022

0
Banner
Foto: Arquivo Notícias da Lapa

A morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21/4), aos 88 anos, trouxe à tona momentos marcantes de sua liderança espiritual, especialmente em relação à Igreja no Brasil. Entre os muitos encontros significativos do pontífice, um deles ganhou destaque para a Diocese de Bom Jesus da Lapa: a visita histórica de Dom João Santos Cardoso, o primeiro bispo da diocese, ao Papa Francisco, em Roma, em maio de 2022.

📲 Siga o canal do Notícias da Lapa no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia. 

Durante sua visita à cidade eterna, Dom João, que na época ainda exercia a liderança da Diocese de Bom Jesus da Lapa, antes de ser nomeado Arcebispo Metropolitano de Natal, teve a honra de ser recebido pelo Papa Francisco, em um encontro de grande significado para a Igreja local e regional. O momento também contou com a presença de outros líderes da Igreja Católica no Brasil, incluindo Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, e os bispos Dom Carlos Alberto Breis Pereira (Dom Beto) de Juazeiro, Dom Zanoni Demettino de Feira de Santana, e Dom Dorival Souza Barreto Júnior, bispo auxiliar de Salvador.

Este foi um encontro único para a história da Diocese de Bom Jesus da Lapa, que tem se destacado pela sua fé e compromisso com as questões sociais e espirituais, lugar de romaria com mais de três seculos de história. O encontro foi marcado por um momento simbólico e alegre, onde os bispos da Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) apresentaram ao Papa Francisco dois presentes especiais: um pandeiro, como símbolo da alegria e da cultura baiana, e uma imagem de São Francisco dormindo, representando os sonhos e anseios da Igreja de Francisco, cujo lema está voltado para os pobres, humildes e marginalizados.

O Papa Francisco, com sua humildade e espontaneidade, agradeceu os presentes com um sorriso e até arriscou alguns movimentos no pandeiro, em um gesto que encantou os presentes. Para Dom João Cardoso, aquele foi o ponto alto de sua visita a Roma, um momento que reforçou sua missão pastoral e a fé de sua diocese.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui