Mudança na agenda de Lula: Inauguração da Adutora da Fé será feita longe de Bom Jesus da Lapa

0
(Foto: Ricardo Stuckert / PR)

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma mudança de última hora na tarde de segunda-feira (3). Em vez de visitar Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, como estava inicialmente previsto para a inauguração da Adutora da Fé na próxima sexta-feira, 7 de fevereiro, o presidente desembarcará em Guanambi, no sudoeste do estado, de onde seguirá de helicóptero para Paramirim, na mesma região. Lá, ele participará de várias inaugurações e lançamentos de obras importantes, incluindo o Sistema Integrado de Abastecimento de Água que beneficiará diversos municípios, o Sistema de Esgotamento Sanitário realizado pela Codevasf, além de assinar ordens de serviço para a Barragem do Rio da Caixa, o Canal do Sertão Baiano (em Juazeiro) e a segunda etapa da Adutora da Fé.

📲 Siga o canal do Notícias da Lapa no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia. 

A Adutora da Fé, um projeto essencial para garantir o abastecimento de água em Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã, construída pelo Governo Federal por meio da Codevasf, com sede em Bom Jesus da Lapa, e com investimento de R$ 43 milhões na primeira etapa, beneficiará cerca de 140 mil pessoas. No entanto, a obra será inaugurada longe da cidade que tanto esperava por essa realização. A adutora, que tem um grande impacto na segurança hídrica da região, estava no centro das expectativas locais, especialmente considerando que a obra é aguardada pela população que enfrenta dificuldades com o abastecimento de água.

Bom Jesus da Lapa, uma das maiores referências de turismo religioso do Brasil, recebendo mais de 2,5 milhões de visitantes por ano, viu suas esperanças de ser o palco da inauguração da Adutora da Fé se esvaírem. Apesar de sua relevância histórica e cultural, a cidade não foi escolhida como a prioridade para a cerimônia, com a obra sendo inaugurada em Paramirim, a mais de 177 km de distância.

A mudança de plano gerou frustração entre os moradores, que contavam com a presença do presidente e o simbolismo de sua visita. A expectativa era de que a inauguração fosse um marco não apenas para o abastecimento de água, mas também para o reconhecimento da importância de Bom Jesus da Lapa na Bahia e no cenário nacional.

A inauguração, mesmo longe de Bom Jesus da Lapa, é um passo importante para o desenvolvimento da infraestrutura hídrica e para a melhoria da qualidade de vida da população local. Resta saber se Bom Jesus da Lapa terá a oportunidade de receber o presidente em uma próxima visita, ou se ficará apenas com as lembranças da obra realizada distante de sua cidade.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui