O Governo do Estado, por meio do Programa Bahia Sem Fome, iniciou na última quarta-feira (22) a distribuição de 20 toneladas de alimentos para as famílias atingidas pelas chuvas em Bom Jesus da Lapa. Mil cestas básicas e mil garrafas de 1,5 litro de água mineral estão sendo entregues, ampliando o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. A ação faz parte de um esforço conjunto das secretarias e órgãos estaduais para atender às necessidades emergenciais da população.
Além da distribuição de alimentos e água, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está executando a limpeza e desobstrução da lagoa do bairro Beira Rio, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Prefeitura Municipal, que acumula grande volume de água devido às chuvas. O trabalho envolve a remoção de vegetação e solo mole com o uso de escavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes e mão de obra especializada. O objetivo é permitir o escoamento da água para o ponto mais baixo da lagoa, facilitando a operação das bombas de drenagem, que são mantidas funcionando por um gerador, garantindo o abastecimento de energia mesmo em caso de falhas no fornecimento.
A Embasa também está atuando na drenagem dos alagamentos e no restabelecimento do sistema de esgoto, em apoio ao SAAE. Bombas flutuantes foram instaladas para retirar a água acumulada nas ruas, com um segundo aparelho colocado para acelerar o processo de sucção. Além disso, cinco caminhões de sucção e jateamento realizam a limpeza das casas e das vias públicas inundadas. Uma bomba estacionária, com capacidade de 300 mil litros por hora, foi instalada para agilizar a drenagem da lagoa.
Técnicos da Defesa Civil Estadual (Sudec) estão em Bom Jesus da Lapa oferecendo suporte à população local. Nesta quinta-feira (23), a Sudec iniciará uma força-tarefa para distribuir alimentos e kits de limpeza. Em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesab), a equipe da Defesa Civil também está realizando visitas às casas afetadas. O Corpo de Bombeiros tem colaborado com as operações de limpeza nas ruas e feito sobrevoos para monitorar as áreas atingidas.
A Secretaria da Administração (Saeb) também está mobilizada, com a equipe do SAC auxiliando a Prefeitura Municipal no levantamento das pessoas que necessitam da emissão de documentos e registros civis.