Reunião de planejamento sobre enchentes em Bom Jesus da Lapa reúne autoridades para definir ações emergenciais

0

Na manhã desta terça-feira (21), o auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa foi palco de uma reunião crucial de planejamento e atualização sobre as ações em resposta às enchentes que atingiram o município, com destaque para as iniciativas que são fruto da parceria com o Governo do Estado.

O encontro contou com a presença de diversos secretários municipais, como Edriano Oliveira (saúde), Léo de Lió (agricultura e abastecimento), Altieres (obras e infraestrutura), Vilmar Fernandes (governo), Dyvancliff (meio ambiente), e outros representantes da administração municipal. Além deles, participaram da reunião Vitor Castro, Procurador Geral da Fazenda do Município; Laís Sento-Sé, Diretora de Vigilância em Saúde; Da Guia, Capitão da Marinha; representantes do Corpo de Bombeiros Militar, membros da CIEVS e da Defesa Civil da Bahia.

Durante a reunião, foram compartilhadas atualizações sobre as ações que já estão em andamento, como o monitoramento do nível do Rio São Francisco e a assistência prestada a cerca de 100 desabrigados e 4 mil pessoas diretamente afetadas pelas chuvas.

A reunião também foi um espaço para a definição de novas ações prioritárias para enfrentar a atual situação, incluindo a criação de pontos de referência para coordenação das atividades dos diversos órgãos envolvidos, o levantamento das pessoas afetadas, a prevenção de doenças relacionadas à água não tratada e o monitoramento da presença de animais silvestres e peçonhentos. A limpeza das residências inundadas também foi destacada como uma ação emergencial de saúde pública.

Além disso, foi acordado o monitoramento aéreo da cidade utilizando um helicóptero do Corpo de Bombeiros, disponibilizado pelo Governo do Estado, para fornecer uma visão mais ampla da situação e garantir uma resposta mais eficaz às áreas mais afetadas.

A reunião evidenciou a importância da articulação entre as diversas esferas do poder público e da união de esforços para minimizar os danos causados pelas enchentes, especialmente no que diz respeito à saúde pública e à segurança da população.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui