O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou, nesta sexta-feira (10), que não há risco iminente para as pessoas ou veículos que transitam pela ponte de Ibotirama, no oeste da Bahia. As informações foram divulgadas pelo site Gazeta5. O caso voltou a ganhar atenção após um vídeo, que mostrava uma das juntas da ponte, ser compartilhado nas redes sociais, gerando preocupações sobre um possível perigo.
Segundo o DNIT, o que foi observado no local é a ausência de proteção na junta de dilatação, um elemento que faz parte do projeto original da ponte. A junta, portanto, não se trata de uma “fissura” ou “trinca”, mas sim de um componente funcional da estrutura.
Além disso, o DNIT informou que uma equipe já foi enviada para realizar vistorias técnicas, e a instalação de uma nova junta está prevista para os próximos 15 dias. Imagens feitas pelo site mostram que, na terça-feira (7), equipes já estavam executando melhorias na pavimentação asfáltica. O órgão também anunciou que, nos próximos 50 dias, todas as pontes sob sua responsabilidade na Bahia passarão por novas vistorias, reafirmando seu compromisso com a segurança e conservação das estruturas viárias.