O ex-deputado estadual Fernando Bastos, pai da atual deputada Ivana Bastos (PSD), faleceu na tarde desta sexta-feira (6), aos 85 anos. A notícia foi divulgada pela família nas redes sociais, que expressou profundo pesar pela perda do patriarca. As circunstâncias da morte não foram especificadas.
Em nota, a família lamentou a partida de Fernando Bastos, destacando a “lacuna irreparável” deixada não apenas para seus familiares, mas também para todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer sua bondade e dedicação. “Sua partida deixa uma lacuna irreparável, não apenas para sua família, mas para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e serem tocados por sua bondade e dedicação”, afirmou o comunicado.
A família também agradeceu as mensagens de solidariedade e apoio recebidas “neste momento de dor”, e informou que em breve serão fornecidos mais detalhes sobre o velório e sepultamento.
Fernando Bastos, natural de Guanambi, no sudoeste da Bahia, foi lembrado com carinho pela Prefeitura de Guanambi, cidade onde seu pai, José Bastos (conhecido como Juca Bastos), foi prefeito. A administração municipal emitiu uma nota de pesar, estendendo solidariedade à viúva, Marília Bastos, e aos demais familiares, e decretou luto oficial de três dias.
Nascido em 12 de novembro de 1939, Fernando Bastos teve uma trajetória marcante na política e na vida pública. Filho de José Bastos, ex-prefeito de Guanambi, e Hermínia Borges Bastos, ele foi coletor de impostos vinculado à Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz), empresário, agropecuarista e, por dois mandatos, deputado estadual.
Durante sua atuação na Assembleia Legislativa, Fernando Bastos foi membro ativo de diversas comissões e teve destaque na CPI da Nordeste Linhas Aéreas (1988), nas comissões de Minas, Energia, Ciência e Tecnologia (1989-1990), Finanças e Orçamento (1990) e na Comissão Especial de Desenvolvimento da Região do São Francisco (1990). Também foi suplente das comissões de Educação, Esportes e Serviços Públicos (1989) e Agricultura e Política Rural (1987-1988), entre outras.