Maioria dos brasileiros acredita que maioria do país é racista, diz Datafolha

0

 

Ilustração

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada recentemente, mostra que 59% dos brasileiros acreditam que a maioria da população é racista, enquanto 30% acham que uma parcela menor é. A percepção de que a discriminação racial aumentou nos últimos anos é compartilhada por 45% dos entrevistados, com destaque para a população preta, que sente mais os efeitos do racismo.

O estudo também revela que 56% dos brasileiros identificam o racismo principalmente nas atitudes individuais, enquanto 27% o veem nas estruturas institucionais. Entre os pretos, 54% afirmam que a discriminação racial aumentou, em comparação a 37% dos brancos.

Especialistas atribuem a crescente percepção de racismo ao aumento do debate sobre o tema, impulsionado por movimentos sociais e pela maior visibilidade de denúncias, como vídeos de brutalidade policial. A professora Flávia Rios destaca a importância do reconhecimento do racismo para o desenvolvimento de políticas públicas de enfrentamento da discriminação. Já Ynaê Lopes dos Santos considera a ideia de democracia racial no Brasil um mito estruturante da história do país, em contraposição ao crescente reconhecimento da realidade racial pela população.

O estudo foi realizado com 2.004 pessoas entre 5 e 7 de novembro de 2024, e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.