Nesta terça-feira, 19 de novembro, a Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa promoveu uma cerimônia em homenagem ao Dia da Bandeira, uma data comemorativa que reforça o simbolismo e o respeito à Bandeira Nacional. A solenidade, que ocorreu excepcionalmente ao meio-dia, seguiu a tradição militar da Marinha, que realiza o cerimonial à Bandeira Nacional todos os dias, às 8h e ao pôr do sol, em todas as organizações militares da Marinha, tanto no Brasil quanto no exterior, seja em terra ou no mar.
O evento contou com a leitura da Ordem do Dia, pronunciada pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes. Em seu discurso, o Almirante ressaltou a importância da data, destacando o legado deixado pelos marinheiros e fuzileiros navais, que, com dedicação e honra, servem e defendem a Pátria. “Nos dá orgulho reverenciar diariamente o Pavilhão Nacional, o verdadeiro sentimento de amor à Pátria que lealmente servimos e defendemos”, afirmou o Almirante.
A solenidade teve um momento simbólico ao final, com a incineração das bandeiras nacionais que haviam sido substituídas ao longo do ano, ao som do Hino à Bandeira. Este ato representa o respeito e a devoção à Bandeira Nacional, simbolizando a conclusão de seu ciclo de uso e a continuidade da reverência que os membros da Marinha e da sociedade devem manter ao Pavilhão Nacional.
A cerimônia foi um momento de reflexão sobre o significado da Bandeira como símbolo da unidade e identidade nacional, e reafirmou o compromisso da Marinha com os valores de patriotismo e dedicação à pátria.