O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na última segunda-feira (4), a situação de emergência em Bom Jesus da Lapa devido à severa estiagem que afeta a região. A medida foi oficializada com a publicação das portarias no Diário Oficial da União (DOU), permitindo que o município solicite recursos federais para ações emergenciais.
Com o reconhecimento da emergência, Bom Jesus da Lapa poderá requisitar apoio do Governo Federal para diversas ações de defesa civil, como a compra de cestas básicas, distribuição de água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e de higiene pessoal, entre outros recursos essenciais para amenizar os impactos da seca.
A solicitação de apoio será feita pelo município através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), e, após análise técnica da Defesa Civil Nacional, o valor solicitado será aprovado e publicado em nova portaria no DOU.
Esse reconhecimento permite que Bom Jesus da Lapa tenha acesso a recursos necessários para enfrentar a crise hídrica, garantindo suporte às comunidades mais afetadas pela estiagem.