As equipes de combate a incêndios chegaram ao 27º dia de trabalho tentando conter as chamas que consomem a Serra do Cipó, no município de Muquém de São Francisco, no Oeste da Bahia. Até o momento, mais de 6.000 hectares já foram devastados pelo fogo, uma área equivalente a 6 mil campos de futebol.
Segundo informações, equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militares, com sede em Barreiras, têm enfrentado grandes desafios para controlar o incêndio, pois o fogo tem se reativado em diversos pontos. Além de Muquém de São Francisco, o incêndio também afeta outras cidades da região, como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis e Santa Rita de Cássia.
A situação é agravada pela seca prolongada, que já dura cinco meses. Chuvas significativas, que poderiam auxiliar no combate às chamas, são esperadas apenas para outubro. Enquanto isso, o fogo continua se espalhando por áreas de vegetação seca.
De acordo com o Programa Queimadas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil registrou mais de 5.200 focos de incêndio nesta terça-feira (10). Só na Bahia, já são mais de 750 focos contabilizados nos primeiros dez dias de setembro.