A Polícia Militar informou o afastamento dos dois agentes envolvidos no disparo que resultou na morte de um adolescente de 14 anos durante um incidente ocorrido na cidade de Feira de Santana, na última sexta-feira (6).
O adolescente, identificado como Mateus dos Santos Souza, foi baleado enquanto participava de uma ‘pegadinha’ com dois amigos no bairro do Papagaio. Ele estava na garupa de uma motocicleta pilotada por um homem de 33 anos, que sobreviveu ao incidente.
Após o tiro, Mateus foi levado ao Hospital Emec, onde passou por cirurgia ainda na sexta-feira, mas faleceu na madrugada de sábado (7). A morte do garoto gerou revolta entre familiares e amigos, que realizaram um protesto, incendiando pneus e pedaços de madeira em sinal de indignação.
O corpo de Mateus foi enterrado no domingo (8) no Cemitério Jardim das Flores, em Feira de Santana.
Em nota, a Polícia Militar explicou que Mateus e o homem que o acompanhava foram baleados após um movimento brusco. Segundo o comunicado, uma guarnição da Rondesp Leste observou dois indivíduos em uma motocicleta trafegando na contramão e com comportamento suspeito. Ao se aproximarem, os ocupantes da moto supostamente anunciaram um assalto a dois jovens que estavam usando uniformes escolares. Diante da recusa em seguir as ordens policiais e do movimento brusco de um dos suspeitos, que sacou um objeto da cintura e o apontou na direção dos jovens, os policiais efetuaram disparos de arma de fogo, atingindo os ocupantes da motocicleta.
Um dos suspeitos conseguiu fugir, sendo encontrado mais tarde na UPA da Mangabeira e encaminhado ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O outro foi socorrido e levado ao Hospital Emec, onde passou por cirurgia.
A PM afirma que os fatos serão investigados detalhadamente. “Todas as medidas necessárias foram adotadas prontamente para salvar a vida dos envolvidos, com o devido atendimento médico prestado. As circunstâncias da operação foram registradas na Central de Flagrantes, no Sobradinho, e serão apuradas conforme os trâmites legais para esclarecer completamente o ocorrido,” conclui o comunicado.