A Administração do Santuário do Bom Jesus da Lapa emitiu uma Nota de Esclarecimento sobre a recente restrição para a subida ao morro, que agora só pode ser realizada com a presença de um guia de turismo e está limitada a grupos de 20 pessoas, com intervalos de 20 minutos entre cada grupo. Segundo a nota, essa medida, em vigor desde 29 de julho, foi determinada pelo Ministério Público Estadual – Promotoria de Bom Jesus da Lapa, com o objetivo de garantir a segurança dos visitantes.
📲 Clique aqui e receba noticias do Notícias da Lapa no seu WhatsApp e fique por dentor de tudo!
Apesar dos transtornos, como a formação de longas filas, a administração reforça que a subida ao Cruzeiro continua permitida das 6h às 17h, atendendo às exigências da Promotoria para um controle mais eficiente do acesso ao morro.
O Santuário, ciente da tradição de mais de três séculos, está empenhado em buscar soluções junto ao Governo e à Procuradoria Geral do Estado para minimizar os impactos sobre os romeiros. A Romaria de Bom Jesus da Lapa, reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Bahia, destaca a importância de conciliar a preservação da tradição com as exigências de segurança.
A direção do Santuário também informa que está implementando e atualizando medidas de segurança nas grutas, com o apoio de uma assessoria especializada. O Santuário continua de portas abertas para todos os visitantes e agradece a compreensão quanto à necessidade de atender às determinações de segurança impostas por outras instituições.
A Nota de Esclarecimento é assinada pelo Reitor do Santuário, Padre Roque Silva Alves, CSsR.