Sete policiais militares investigados pelo crime de execução foram alvo de uma ação deflagrada na manhã desta sexta-feira (2) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) nos municípios de Itabuna e Uruçuca. Um dos agentes foi conduzido à Coordenadoria da Polícia Civil de Ilhéus por posse ilegal de arma de fogo.
Os PMs são suspeitos de envolvimento na morte do jovem Hebert Oliveira dos Santos, em 9 de janeiro de 2023, em Itabuna, em circunstâncias que indicam modo de ação típico de uma execução sumária.
Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão. As diligências foram realizadas em residências, em uma loja comercial e e na sede do 15º Batalhão da Polícia Militar, onde foram apreendidos aparelhos de telefone celular, pen drives, armas, munições, documentos, dentre outros, cujas análises contribuirão para uma completa apuração das responsabilidades.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara do Júri de Itabuna.
Segundo o MP, a operação, batizada de Modus Operandi, é um desdobramento de investigação conduzida pelo MP em cojunto com a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force) e da Corregedoria da Policia Militar.