Aconteceu na manhã dessa sexta-feira (26), na base do GRAER em Barreiras o lançamento da Operação Florestal Bahia 2024, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).
A solenidade foi presidida pelo comandante-geral do CBMBA, Cel BM Adson Marchesini e contou com a presença do secretário da Segurança Pública do Estado (SSP), Marcelo Werner, autoridades militares, Polícia Civil e Técnica, diversas organizações da sociedade civil, políticos, entre outros.
Na ocasião, foram apresentados os investimentos que passam de mais de R$ 3 milhões, bem como estratégias destinadas à prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o estado.
“Uma novidade neste ano, é o helicóptero próprio da corporação, que será empregado nas queimadas mais intensas e em locais de difícil acesso, dando todo o suporte aéreo necessário para nossos combatentes.” – afirmou Cel BM Marchesini.
Conta-se também com a tecnologia, como o monitoramento de focos de calor que agiliza em muito a ação de combate a incêndios. Foram entregues viaturas e vários equipamentos para o combate a incêndios como bombas costal, sopradores, pás, abafadores, foices enxadas, facões e várias outras ferramentas necessárias para atuação em campo.
Em sua fala, o secretário da Segurança Pública do Estado (SSP), Marcelo Werner, falou que operação tem como objetivo oferecer uma capacidade de resposta mais rápida e efetiva contra os incêndios florestais.
“Foram construídas bases florestais, adquiridos equipamentos e frotas mais modernos, além da contratação de cerca de dez mil agentes de segurança, contemplando todos os órgãos vinculados à segurança pública”, ressaltou Marcelo Werner.
Focos de incêndio e incêndios florestais são de fato uma grande preocupação no estado da Bahia. A região Oeste, Chapada Diamantina e outras, sofrem com a destruição do meio ambiente com grandes prejuízos em diversos setores e à saúde.