Polícia Civil desarticula fábricas clandestinas de fogos de artifício na Bahia

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Ascom-PC / Tony Silva

Uma ação com participação da Polícia Civil da Bahia desarticulou, nesta quinta-feira (13), uma fábrica clandestina de fogos de artifício em quatro propriedades rurais no município de Santo Antônio de Jesus.

A ação terminou com um homem preso. Ele havia arrendado a área para produzir clandestinamente artefatos explosivos. Na Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus, o suspeito foi flagranteado por posse, armazenamento e fabricação de artefato explosivo e incendiário, cuja pena varia de três a seis anos de reclusão.

Durante a fiscalização foram apreendidos ainda 120 kg de pólvora a granel, 370 kg de nitrato de potássio e 18 m³ de fogos clandestinos. Todo o material fabricado seria comercializado de forma irregular em feiras. A ação contou também com fiscalização nos municípios de Sapeaçu, Cruz das Almas, Feira de Santana e Serrinha, onde uma feira de fogos foi interditada por não atender aos critérios para armazenamento dos produtos.

A ação é resultado do trabalho da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), da Polícia Civil, a convite do Ministério Público do Trabalho (MPT). O órgão é responsável por cumprir uma sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que determina a fiscalização sistemática da produção deste tipo de produto em Santo Antônio de Jesus e região, por conta da explosão de uma fábrica de fogos na cidade, em 1998, que deixou 64 pessoas mortas.