Com o tema “Bom Jesus Modelo de Oração, Louvar a Deus e amizade” e o lema “Senhor ensina-nos a rezar, como João ensinou a seus dicipulos” (LC 11, 1), inicia-se, a partir do dia 5 de julho, o ciclo das grandes romarias em Bom Jesus da Lapa, que vai até outubro de 2024, com o Tríduo e Festa de Nossa Senhora Aparecida. O Cartaz e o tema das principais romarias realizadas na capital baiana da fé foram divulgadas na manhã desta quarta-feira(5) pelo Santuário do Bom Jesus com diversos segmentos do município.
Participaram da reunião, o Reitor do Santuário Padre Roque Silva e o Bispo Dom Ruberval, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Bombeiros Civil, Guarda Municipal, Marinha do Brasil, Câmara de Vereadores, Rede Hoteleira, Coelba, SAAE, Aeronáutica Brasileira e a Prefeitura Municipal com suas diversas secretarias (Governo, Cultura e Turismo, Infraestrutura, Obras Meio Ambiente, entre outras).
O ciclo de festas do Santuário do Bom Jesus da Lapa começaram em fevereiro, com o Retiro de Carnaval, no mês seguinte veio a Semana Santa, e a partir de abril começaram o ciclo de romarias, com destaque para as três principais romarias realizadas na cidade que começam a partir de julho, com a Romaria da Terra e das Águas, e no início de agosto a Romaria do Bom Jesus. Já em setembro acontece a Romaria de Nossa Senhora da Soledade.
A cidade de Bom Jesus da Lapa, tem a terceira maior romaria do País e é conhecida como a “Capital Baiana da Fé”. São mais de 300 anos de tradição, recebendo turistas e romeiros de todos os estados brasileiros e de outros países que vem à cidade para agradecer as bênçãos alcançadas, e principalmente renovar seus votos.