A Bahia Farm Show 2024 foi lançada nesta quinta-feira, 4, em Luís Eduardo Magalhães (LEM), no Oeste da Bahia. Na sua 18ª edição, a feira está entre os maiores eventos de tecnologia agrícola e negócios do Brasil. A expectativa é de R$ 8 bilhões em volume de negócios.
Organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a feira reunirá diversas empresas nacionais de máquinas, implementos, insumos, aviação e serviços, entre os dias 11 e 15 de junho, em LEM.
O presidente da Aiba e da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, espera grandes resultados nesta edição. “É impressionante a importância da Bahia Farm Show com a quantidade de empresários do Brasil que depois que conhecem a feira, voltam a uns anos e instalam suas empresas aqui. O crescimento de Luís Eduardo Magalhães é uma coisa espantosa”, disse Ranzi.
Participam do lançamento produtores associados, expositores, representantes dos agentes financeiros, poder público e das entidades apoiadoras, como a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba) e a Fundação Bahia.
Também presente no evento, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, comemorou a realização da feira, que segundo ele, mostra a força e o potencial que o município tem para o desenvolvimento da economia brasileira.
“O Bahia Farm Show para nós é o momento em que vendemos Luís Eduardo para o Brasil e para o mundo, e é nesse momento que todas as instituições precisam estar unidas para realizar esse momento com excelência. Sempre cumprimos esse papel, e esse ano não será diferente. Esse momento é importante para nós, e LEM como a quinta economia do estado com 417 municípios, com 24 anos de emancipação mostra a pungência e potencial que temos”, afirmou o gestor.
Marabá também aproveitou o momento para anunciar melhorias na cadeia produtiva do município, em parceria com a Neoenergia Coelba. “Tivemos uma audiência com a Coelba sobre investimento, que vai potencializar a agroindústria, beneficiamento, o aumento da produtividade nas áreas. Estamos no caminho certo. Paralelo a isso nós vamos fazer investimentos, urbanizando e melhorando a logística do nosso município”, continuou ele.
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) anunciou também a sua participação na Bahia Farm Show 2024. Segundo o presidente, Antonio Gobbos, a companhia está participando de eventos que possibilitem investimentos a partir da ampliação da venda dos portos.
Impacto
A Bahia Farm Show busca ampliar a visibilidade das marcas representadas, criar mais oportunidades de negócios, e proporcionar um leque de possibilidades para visitantes do ramo através de palestras, treinamentos, oficinas.
Neste ano, o tema da feira será “Agro: a herança do Brasil”. O evento terá área de 242 mil metros quadrados, aumento de 9% em relação à edição de 2023. A infraestrutura vai abrigar 420 expositores, que estarão distribuídos em uma área externa e três galpões cobertos. Cerca de mil marcas devem apresentar produtoes e fechar negócios que movimentarão R$ 8 bilhões em negócios.
Por tradição, bancos e agentes financeiros também participam da feira. Eles fornecem crédito com juros e condições facilitadas para o público do agronegócio que for fechar acordos durante a Bahia Farm Show.