O governador Jerônimo Rodrigues reconheceu a situação de emergência no município de Bom Jesus da Lapa, no Território Velho Chico. De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (14), a cidade enfrenta prejuízos por conta da estiagem, que afeta as atividades econômicas e atingem a população. A medida vale pelo prazo de 180 dias.
Na vigência do decreto, a prefeitura poderá continuar com as ações emergenciais implementadas para atender a população afetada pela falta de água.
Além de Sítio do Mato, o governo também reconheceu a situação de emergência nos municípios de Fátima, Ipirá, Ituaçu, Marcionílio Souza e Sento Sé. Todos já estavam sob situação de emergência decretada por seus respectivos prefeitos.
Os decretos têm como base as informações prestadas pelas prefeituras dos respectivos municípios junto à Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).
Bom Jesus da Lapa, agora com situação de emergência reconhecida, tem figurando com uma das cidades mais quentes do país nos últimos meses. No último sábado (9), a máxima na cidade chegou a 41,1ºC.