O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, fez nesta tarde de domingo (10), o seu 1º discurso no cargo mais alto do país. Ele quebrou o protocolo e falou do lado de fora do Congresso, diferentemente da sua vice, Victoria Villarruel, que discursou dentro do órgão legislativo. A informação é do portal G1.
De acordo com a publicação, Milei passou boa parte do discurso criticando a herança deixada pelos seus antecessores, e reforçando a necessidade de cortes nos gastos públicos.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e Jair Bolsonaro estavam na posse. O presidente Lula não foi, mas o Brasil foi representado pelo chanceler Mauro Vieira. “Nestes dias muito se falou sobre a herança que vamos receber. Que fique claro, nenhum governo recebeu uma situação pior do que estamos recebendo”, afirmou Milei.
“Os argentinos, de forma contundente, expressaram uma vontade de mudança que já não tem retorno. Não há retorno. Hoje enterramos décadas de fracassos e disputas sem sentido. Brigas que só conseguiram destruir o nosso país e nos deixar na ruína. Hoje começa uma nova era na Argentina, de paz e prosperidade”.
Milei também mencionou a elevada inflação do país. “Vamos lutar contra unhas e dentes para erradicá-la”.