Milhares de fieis, autoridades politicas e religiosas se reuniram neste sábado (07) na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação para participar da posse canônica do 7° Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos. O deputado Eures Ribeiro, o prefeito Fabio Nunes e o vice-prefeito Miguel Leles participaram da solenidade representando o município de Bom Jesus da Lapa.
“Dom João é um homem dedicado, sábio e cheio de fé. Durante sua trajetória, deixou um legado significativo na Diocese de Bom Jesus da Lapa, assim como nas Romarias. Agora, ele assume uma nova missão como Arcebispo de Natal, e tenho absoluta certeza de que realizará grandes feitos e continuará a receber as bênçãos do Bom Jesus”, afirmou Eures Ribeiro.
Já o prefeito Fabio Nunes destacou que Dom João é um ícone de fé e dedicação, e suas significativas contribuições na Diocese de Bom Jesus da Lapa são testemunhas disso.
“É uma grande satisfação testemunhar o começo dessa nova jornada de Dom João Cardoso. Com gratidão, desejamos muitas bênçãos em sua nova missão”.
Além da presença de diversos bispos regionais e eméritos, que testemunharam a transferência de liderança na Arquidiocese de Natal, a cerimônia também contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito de Natal, Álvaro Dias, o governador em exercício do Rio Grande do Norte, Walter Alves, além de parlamentares da bancada estadual e federal.
Em seu discurso, Dom João Santos trouxe seus agradecimentos a cidade. “Desde já, agradeço aos padres, a todos os potiguares, por preparar meu ingresso em Natal com um marco belíssimo, um ato cívico e cultural que me ajudou a me inserir na realidade eclesial, cultural e histórica registrada nessa igreja.”
A chegada de um novo Arcebispo sempre representa um momento de renovação e esperança para a comunidade católica e para a cidade como um todo. Dom João Santos é esperado para desempenhar um papel vital na orientação espiritual e social da região, trazendo consigo um novo fôlego de liderança.
Nomeação
Dom João Santos Cardoso foi nomeado como novo arcebispo de Natal no dia 5 de julho, após pedido de renúncia de Dom Jaime Vieira Rocha.
História
Dom João Santos Cardoso nasceu no dia 3 de dezembro de 1961 no município de Dário Meira, na Bahia. É filho de João Francisco Cardoso e Maria Ferreira dos Santos.
O ciclo inicial de sua formação ocorreu em sua cidade natal. Concluiu o bacharelado em filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e concluiu o bacharelado em teologia no Instituto de Ilhéus (BA). Concluiu a licenciatura em filosofia no Centro Universitário da Assunção, em São Paulo, e o mestrado e doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Foi coordenador peral de pastorais do Vicariato São Lucas e da Arquidiocese de Vitória da Conquista; diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista, anexo ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias; e também foi representante do Clero junto ao Conselho de Formadores da Arquidiocese.
No Mundo da Cultura, foi professor de filosofia, com doutorado na área pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Ministrou aulas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde também dirigiu o Programa de Formação de Professores da Educação Básica e coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência e Poder na Contemporaneidade (NUVIP).
Além de tudo isso, em Vitória da Conquista e região foi um importante interlocutor dos temas sociais e humanos em defesa da vida e dos princípios de sociabilidade, fraternidade e solidariedade humana.
No dia 14 de dezembro de 2011, Dom João foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato (PI), tomando posse em 17 de março de 2012. Como lema episcopal, escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece), que demonstra a atitude de fé e obediência, de plena confiança e entrega do bispo ao Senhor, na certeza de que nEle se encontra a força e a graça para desenvolver sua missão.
Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou como bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), função que exerceu até agora, quando foi transferido para a Arquidiocese de Natal.