Diante das fortes ondas de calor registradas em diversas regiões do Brasil, muitas cidades bateram recorde de suas máximas no mês de setembro. Ao todo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) listou as 24 cidades com as temperaturas mais elevadas de 2023. Dentre elas, Bom Jesus da Lapa, única cidade da Bahia na lista, ficou em posição impressionante.
Os dados apurados consideram o período até a última terça-feira (26). Em nono lugar, Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, registrou a maior temperatura do estado em 2023 na tarde da última terça-feira (26), com a marca de 41,6 °C. A última vez que a cidade teve medição tão alta, foi em outubro de 2015, quando marcou 41,7°C.
Calor deve continuar em Bom Jesus da Lapa até o final de semana
De acordo de alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira, moradores de Bom Jesus da Lapa e mais 149 cidade da Bahia, do oeste a à Chapada Diamantina, devem sentir os efeitos da onda de calor que atinge o Brasil até sexta-feira (29).
De acordo com o instituto, as temperaturas ficarão 5ºC acima da média nessas cidades, que em sua maioria, ficam nas regiões oeste e norte do estado, como Bom Jesus da Lapa e Juazeiro, respectivamente.
Algumas localidades da Chapada Diamantina, como Lençóis, Palmeiras e Mucugê, também serão afetadas pela onda de calor. Na região, a temperatura pode chegar a 36ºC nesta quinta-feira (28).
Além do calor, os moradores dessas cidades ainda enfrentarão outro problema: a baixa umidade relativa do ar. De acordo com o Inmet, a umidade deve variar entre 20% e 12%, o que é considerado abaixo do ideal.
A baixa umidade pode causar riscos de incêndios florestais, além de problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.