Os reflexos da onda de calor sobre o centro do Brasil chegaram à Bahia neste domingo, com elevações significativas das temperaturas em várias cidades, principalmente na metade oeste do estado. Em vários estados país afora, muitas cidades registraram a maior temperatura do ano.
As cidades baianas mais quente foram Ibotirama, com máxima de 40,7ºC, e Bom Jesus da Lapa, com 40,2ºC. Ambas registraram as maiores temperaturas do ano de 2023 até o presente momento, marca que deve ser superada nos próximos dias com a intensificação da onda de calor. Os dados são das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
O Inmet e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), instituições públicas que fazem previsão meteorológica no Brasil, indicam que as duas cidades podem registrar máximas entre 41º e 42ºC por vários dias seguidos até o fim da semana que se inicia.
Localizada às margens do Rio São Francisco, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama estão na região onde devem ser registradas as maiores temperaturas da Bahia.
No Extremo Oeste do Estado, o calor também foi forte no domingo e deve continuar se fortalecendo ao longo dos dias. Barreiras registrou 39,5ºC, enquanto Santa Rita de Cássia registrou 39,9ºC. Em Formosa do Rio Preto, onde os termômetros marcaram 41,4ºC no último dia 15, a máxima deste domingo foi de 40,1ºC.
Nestas cidades também há previsões de altas temperaturas para os próximos dias. Além do calor excessivo, a umidade relativa do ar poderá atingir níveis críticos durante o decorrer da semana, podendo chegar a menos de 10% nos momentos mais secos do dia.
Maiores temperaturas registradas na Bahia neste domingo (24)
- Ibotirma – 40,7ºC
- Bom Jesus da Lapa – 40,2ºC
- Formosa do Rio Preto – 40,1ºC
- Santa Rita de Cássia – 39,9ºC
- Correntina – 39,9ºC
- Barra – 39,6ºC
- Barreiras – 39,5ºC
- Buritirama – 38,5ºC
- Luís Eduardo Magalhães – 37,8ºC
- Guanambi – 37,7ºC