Entre os dias 19 e 20 de setembro, o município de Bom Jesus da Lapa sediou pela primeira vez, a reunião itinerante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente e dos Riachos do Ramalho, Serra Dourada e Brejo Velho – CBHRC. O evento foi realizado na sede do Distrito de Irrigação Formoso (DIF), zona rural do município, e contou com a presença de representantes do poder público, usuários e sociedade civil, onde discutiram pautas relacionadas à gestão e preservação dos recursos hídricos na região.
No primeiro dia do encontro, os participantes conheceram o histórico e características dos irrigantes, área em produção, entre outras informações com destaque a infraestrutura e a gestão do Perímetro. Também foi explanado acerca dos sistemas de captação, condução e distribuição de água aos lotes agrícolas, bem como a geração de renda, já que o Projeto Formoso é responsável por cerca de 10 mil postos de empregos diretos e 12 mil indiretos na região. Além de abordagens como os resultados do valor bruto de produção do Perímetro que representa aproximadamente 33% do PIB de Bom Jesus da Lapa.
O Gerente Executivo do DIF, Enderson José, falou das ações desenvolvidas pelo Distrito, relacionadas ao uso racional da água com a atuação de tecnologias eficientes dentro do Formoso. Na oportunidade, ele apresentou dados destacando o crescimento do Perímetro Irrigado, que é referência entres os projetos públicos irrigados da Codevasf. Resultado de um trabalho sério feito pelo Conselho junto aos produtores, especialmente no controle do uso da água e na aplicação de novas tecnologias.
O produtor Ady Santos, presidente da Associação Frutas Oeste, falou sobre a entidade, que surgiu entres os anos de 2010 e 2011 em razão da necessidade da valorização da banana produzida no Projeto Formoso. A associação tem a função de elaborar a cotação própria referenciando o preço da banana na região, orientando os produtores no processo de comercialização.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Ervino Teobaldo Kogler apresentou informações sobre a importância da entidade para o Perímetro Irrigado Formoso. Explanou que o Sindicato foi criado com o intuito de oferecer assistência técnica aos produtores. Kogler destacou que o Sindicato, em parceria com o SENAR e a FAEB, atendem no mínimo 600 famílias com assistência técnica no Projeto Formoso e região.
Já sobre a história e importância do Perímetro Irrigado houve o lançamento do livro Projeto Formoso (Impactos Socioeconômicos e Ambientais no Município de Bom Jesus da Lapa-BA), escrito por Demétrios Rocha, representante da Codevasf.
Para o presidente do Comitê, Cristiano Duarte Magalhães, a reunião na sede do DIF foi de suma importância, já que os membros do Comitê tiveram a oportunidade conhecer a estrutura do Perímetro Formoso, o trabalho sério que é feito pelo DIF acerca da gestão da água que é levada para os produtores.
O presidente do Conselho Administrativo do DIF, Antônio Márcio, que é membro titular do Comitê, destacou que a vinda dos membros da entidade para Bom Jesus da Lapa, sediando a reunião na sede do DIF foi histórica, considerando a importância do Projeto Formoso e o trabalho sério e dedicado de cada produtor. Ele destacou que é muito importante o DIF ter uma cadeira no Comitê, já que o mesmo é o principal responsável pelo controle da água, que é o principal combustível que o produtor precisa para produzir. “Por isso precisamos participar, e participar da melhor forma possível, discutindo, e mostrando todas as nossas ações que estão sendo feitas no Projeto Formoso de forma séria e transparente”.
Já a representante da SEMA no Comitê, Larisa Cayres, Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, destacou que a reunião foi uma grande oportunidade para os representantes quem tem assento na entidade conhecer de perto como se dá a produção no Projeto Formoso, como é feito o uso da água e as principais culturas. E com isso, junto com os produtores, buscar as melhores práticas do uso da água e a melhor maneira de garantir o direito dessa água.
Além da parte teórica, sobre o Perímetro Irrigado, os membros do Comitê realizaram uma visita de campo, conhecendo a sala de controle, a captação de bombeamento e um lote de produção de banana.
O evento também contou com a presença de representações de instituições parceiras, como a Universidade Federal do Oeste da Bahia e IF Baiano de Bom Jesus da Lapa, além do superintendente da 2ª SR da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Harley Xavier, que na oportunidade autorizou uma parceria com o Comitê para a recuperação de nascentes do Rio Corrente, no valor de 2,4 milhões.
Com sede na cidade de Santa Maria da Vitória – BA, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Corrente – CBHRC é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo e deliberativo e integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Através dessas reuniões, que geralmente são realizadas na sede do INEMA – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Município de Santa Maria da Vitória-BA, os seus membros se reúnem para discutir, planejar e encaminhar os trabalhos relativos a ao uso da água na área de atuação do comitê. Via Ascom DIF