Uma bezerra nasceu com duas cabeças na zona rural do município de Cotegipe, e tem chamado a atenção dos moradores do pequeno município do oeste da Bahia. O animal nascido na última sexta-feira (01/09) na comunidade de Vaquetal.
Luciana Cordeiro, de 21 anos, filha do vaqueiro Osvaldo do Nascimento Almeida, que gravou o vídeo que repercutiu nas redes sociais, disse que é a primeira vez que o pai presencia o nascimento de animais com essa anomalia que impressionou a população local.
O fenômeno é um exemplo da condição conhecida como “policefalia”, uma forma de malformação congênita causada por erros no desenvolvimento embrionário. Embora possa ocorrer em diversas espécies, incluindo humanos, é mais comumente observada em animais domésticos como bezerros, porcos e cordeiros.
Nas imagens, um homem tenta alimentar os bezerros que não conseguem se levantar, devido ao peso das duas cabeças em um único corpo.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o zootecnista, Pedro Pires, da mesma maneira que acontece em humanos, são raros, mas surgem alguns casos em bovinos. Segundo ele, o tempo de vida é curto e depende do caso e dos órgãos que os animais compartilham. “Isso na verdade está mais ligado a fatores genéticos do que ambientais ou nutricionais”, afirma.
O caso é resultado da fusão de dois embriões ainda em formação no útero da mãe.