O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) defendeu, nesta segunda (3), a cobertura e os resultados do Censo Demográfico 2022, após os resultados iniciais da contagem terem surpreendido parte dos especialistas, indicando uma população abaixo da esperada.
Em comunicado, a direção do órgão afirmou que “está entregando à sociedade um Censo com qualidade e confiabilidade indiscutíveis”.
Iniciada em agosto de 2022, a coleta dos dados levou em torno de dez meses -a previsão inicial do instituto era encerrá-la em três meses. “A despeito de dificuldades e percalços -administrados com transparência inédita, permitindo, inclusive, que os problemas fossem enxergados também de forma inédita-, o IBGE, do alto de sua reputação, está entregando à sociedade um Censo com qualidade e confiabilidade indiscutíveis”, afirmou a direção do órgão.
“Sem dúvida, trata-se do Censo mais tecnológico e com maior monitoramento e análise em tempo real da História dos Censos, realizados há 150 anos no Brasil”, completou.