Crianças e adolescentes vivem, naturalmente, suas curiosidades e experimentações, individual e/ou coletivamente. Tais vivências devem ser respeitados os estágios do desenvolvimento de cada indivíduo, suas experiências e o contexto em que está inserido. É preciso estar atento para acompanhar esses movimentos, a fim de proporcionar espaços de diálogo e troca de informações que favoreçam vivências construtivas e possibilitem o desenvolvimento saudável.
Nessa direção, a equipe pedagógica da Escola Promove Juvenil de Bom Jesus da Lapa, desenvolve mais uma ação que busca ajudar os estudantes a entender a chegada da adolescência, executado pela psicóloga Maria Valéria Bastos Arreguy.
Por meio de um bate-papo, realizado nesta quinta-feira(22), os estudantes do 9° ano do Fundamental participaram de uma roda de conversa sobre a chegada da adolescência. O momento de reflexão contou com a participação da Enfermeira Laís Sento-Sé, da Professora de Biologia, Celma Ribeiro e da Supervisora da instituição, Professora Ronilda Nunes.
De acordo a psicóloga Valéria Arreguy, entender o que acontece no corpo e na mente durante essa transição[adolescência], ajuda a tornar a missão de “crescer”, menos complicada. “A adolescência é o estágio de transição da infância para a idade adulta, que é de suma importância que os/as adolescentes compreendam a importância de externar suas emoções, suas dúvidas e conflitos”, afirmou.
Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Promove, acesse o instagram.com/escolapromove.