Portaria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), publicada nesta quarta-feira (26/6) no Diário Oficial da União (DOU) reconhece e declara como terras das Comunidades Remanescentes de Quilombo da Volta, no município de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia.
Localizado à margem direita do rio São Francisco, a 18 quilômetros da cidade de Bom Jesus da Lapa, o território quilombola da Volta é composto pelas comunidades Araçá, Cariacá, Coxo, Retiro, Patos e Pedras, distribuídas em uma área de 18,9 mil hectares, onde vivem 156 famílias.
Segundo o RTID publicado em 2009, o sustento do grupo vem da agricultura, da pesca e de pequenas criações de animais, além de auxílios governamentais como Bolsa Família e aposentadoria.
Além do território da Volta, o Incra também reconheceu o quilombo Jetimana, no município de Camamu, no litoral sul da Bahia.
Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-BA), com esses dois territórios, já são quatro comunidades reconhecidas pelo órgão neste ano.