O Perímetro Irrigado do Projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa é um dos grandes produtores de frutas do Brasil, sendo a banana o carro chefe com quase 90% da sua área implantada, e recentemente culturas como o citros (laranja, limão e ponkan) se consolidaram e vem ocupando seu espaço.
Diante desse cenário de sucesso na produção da banana e na citricultura, o Distrito de Irrigação Formoso com o apoio da CODEVASF tem buscado mecanismos no sentido de possibilitar os produtores no processo de diversificação das culturas no perímetro. Nesse contexto, serão instaladas unidades demonstrativas de novas variedades de frutas com o apoio da Embrapa através de um convenio firmado com a CODEVASF.
Na última semana, o DIF recebeu a visita da equipe responsável pelo processo de implantação de novas culturas. Serão instaladas quatro unidades com as culturas de abacate, caqui, maçã e Pêra.
Essas novas culturas, são mais ligadas ao clima temperado, todavia, a Embrapa já tem experiência em desenvolver essas variedades há vários anos nos projetos irrigados da região de de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, que têm clima semelhante ao da região de Bom Jesus da Lapa.
Os técnicos da 2ª Superintendência da CODEVASF e Embrapa juntamente com o DIF realizaram a seleção dos lotes para o início do processo de implantação das unidades demonstrativas e as mudas deverão estar disponíveis para o plantio nesses lotes no mês de setembro. Esse projeto permitirá os produtores selecionados no Formoso acompanhar a evolução desse trabalho, possibilitando assim, a adaptação e maior experiencia no processo de condução da nova cultura.
A diversificação das culturas é uma ferramenta que a CODEVASF juntamente com a EMBRAPA, o Distrito de irrigação Formoso (produtores) buscam no sentido de gerar alternativas no processo produtivo.
A princípio, a intenção é demonstrar para os produtores do Perímetro Formoso, que novas culturas, assim como a banana, têm alto potencial de geração de emprego e renda. E no médio prazo, esse projeto possa desenvolver e ser explorado comercialmente em grande escala.
A ação faz parte de um termo de execução descentralizada firmado entre a CODEVASF e a EMBRAPA, para instalação de doze unidades demonstrativas em Bom Jesus da Lapa, Ceraima e Baixio de Irecê.