Com o retorno da Cavalaria, Dia de São Jorge é comemorado com procissão e missa em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Neste domingo(23) foi  comemorado o Dia de São Jorge, o santo protetor dos soldados e militares. O santo é conhecido pela imagem em cima de um cavalo branco enfrentando dragões, símbolo dos problemas da vida e as tentações do inimigo. Jorge é o único santo venerado tanto pela igreja Católica como a ortodoxa e a igreja anglicana, que também o tem como um de seus cânones. Conforme diz a história, Jorge foi um mártir que morreu por seguir o caminho católico.

Em Bom Jesus da Lapa, a programações religiosas  do Dia de São Jorge  foi comemorado com  Alvorada Festiva, Procissão  e  Missa Solene no Santuário. Como de costume, o evento contou  com a  participação da Marinha do Brasil, além do Corpo de Bombeiros Militar. Na edição deste a Procissão de São Jorge  voltou a contar com a participação da Cavalaria, que há três anos não participavam das festividades, devido a pandemia da Covid-19.

A festa também contou com a participação da Filarmônica Euterpe Lapense.

A programação começou logo ao nascer do sol com a alvorada. Em seguida, foi realizado  um café da manhã compartilhado com a comunidade. Em seguida teve a concentração com os cavaleiros, devotos, Corpo de Bombeiros Militar e  Marinha do Brasil. O cortejo saiu pelas ruas da cidade até o  Santuário do Bom Jesus, onde foi realizado a Missa Solene.

De acordo Jorge Evilásio, que é um dos principais organizadores da festa, o que chamou a atenção na festa de São Jorge deste ano foi a  grande quantidade de romeiros e visitantes que vinheira para Bom Jesus da Lapa para participar do evento. Ele destacou também, que após alguns anos, devido a pandemia da Covid-19, os grupos de montaria dos Cavaleiros de São Jorge voltaram a participar da tradicional procissão, “em massa”, e também o Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil e Polícia Militar que deram todo apoio, além da Guarda Civil”.

Na oportunidade Jorge Evilásio também gradeceu o apoio de todos os envolvidos na festa, especialmente da Igreja Católica, em nome do Reitor do Santuário, Padre João Batista, e do Bispo Diocesano, Dom João Cardoso.