A onda de violência em escolas tem repercutido nacionalmente e em todos os âmbitos. Na Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa não é diferente, com a preocupação dos vereadores pelo fortalecimento da segurança nos estabelecimentos de ensino, assim como ações conjuntas entre as famílias, alunos e professores.
O assunto foi puxado pelo vereador Leonel Cardoso(PSD), na sessão desta quinta-feira (13), que disse que a situação que está ocorrendo no Brasil e na Bahia[onda de violência nas escolas] é séria e merece ser tratada com responsabilidade. O parlamentar destacou a necessidade de aumentar a segurança nas escolas do município.
O vereador Gedson Nascimento(PSC) afirmou que o trabalho segurança nas escola é uma ação coletiva, que precisa ser feito com muita cautela e responsabilidade, com o envolvimento tanto da gestão municipal, como também da Polícia Militar, Polícia Civil e do Governo Federal que têm que atentar, e descobrir de onde estão “vindo essas redes de combinação”. O parlamentar também chamou a atenção para a importância do envolvimento dos pais no dia a dia dos filhos, especialmente no controle do uso das redes sociais.
De acordo o vereador Zezinho Duarte(PSC), a onda de violência nas escolas do país “é um terrorismo na nossa educação”, que não pode ficar nas responsabilidade só do poder público, mais os pais precisam se envolver mais no dia a dia dos seus filhos, e buscar juntos superar esse momento difícil.
Euler Nogueira(PSD) frisou que o terrorismo vivenciados dentro das escolas em todo Brasil é algo muito sério, e em Bom Jesus da Lapa e na região não é diferente, e a população precisa ser orientada, para que os pais e os profissionais que cuidam das instituições de ensino precisam estarem atentos. Ele lembrou, que as primeiras ações começam em casa, com o compromisso dos pais com a educação dos filhos.
O vereador Nerivaldo Rodrigues(PT), destacou a importância da Secretaria Municipal da Educação criar um plano de segurança para as escolas do município, incluindo também as escolas da rede privada.
Para o vereador Cori(DEM), é importante ficar atento aos casos de violências que vêm acontecendo em algumas escolas do país, no entanto é desnecessário dar tanto destaque a situações que não são verdadeiras, já que criar “alarmes” só piora as coisas e deixa a população assustada. Ele destacou que os boatos que teve em Bom Jesus da Lapa foram falsos, deixando muitos pais com medo de levar seus filhos para escola.
A vereadora Jamima Queiroz(PSD) parabenizou os profissionais da educação de Bom Jesus da Lapa que estão trabalhando de forma atenta diante dos acontecimento, “- é assim que tem que agir mesmo’. Na oportunidade ela parabenizou o prefeito Fábio Nunes, a Secretaria Municipal da Educação, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e a Câmara de Vereadores, representada pelo presidente Eduardinho Filho, quer participaram de uma reunião conjunta para definir ações conjuntas no intuito de garantir a segurança nas escolas públicas e privadas de Bom Jesus da Lapa.
Já o presidente da Câmara, Eduardinho Filho(PP), destacou as ações que estão sendo promovidas pela gestão municipal, em parceria com os órgãos de segurança, com o propósito de garantir a segurança nas escolas do município. O parlamentar afirmou que participou de reunião com a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, forças policiais e secretarias de educação, na manhã da última quarta-feira(12), onde foi traçado estratégias para garantir a segurança nas escolas do município.
O presidente destacou que só as ações promovidas pelo poder público não vai sanar o problema, já que a situação precisa do envolvimento dos pais e de toda sociedade. Já que cabe aos pais acompanhar o dia a dia dos filhos, e ver o que eles estão levando para a escola.
Eduardinho finalizou a sua fala pedindo o apoio da população para não espalhar boatos, porque além de ser crime, só piora as coisas, e deixa todos com medo. […] às vezes chega uma notícia no celular da gente, e sem saber de onde veio, já compartilha. Aqui na nossa região e em Bom Jesus da Lapa não teve nada de concreto, na de ameaças, são todas fake news”.