Governo da Bahia entrega projeto de requalificação do Aeroporto Regional de Barreiras

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Ronaldo Silva / GOVBA

O Aeroporto Regional de Barreiras, localizado na região oeste da Bahia, está próximo de passar por uma requalificação. O projeto de reforma e extensão do aeroporto foi entregue pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério dos Transportes, no último dia 3 de abril. A partir de agora, a gestão aguarda a aprovação do SAC para dar continuidade ao processo de requalificação.

A iniciativa de requalificar o Aeroporto Regional de Barreiras foi prometida durante a gestão do ex-governador Jaques Wagner (PT). Segundo a Seinfra, o projeto original do governo precisou passar por um processo de adaptação para se adequar às novas exigências do manual aeroportuário.

A requalificação do Aeroporto Regional de Barreiras prevê a reforma e extensão das pistas de aviação, abrindo a possibilidade da recepção de aeronaves de maior porte, como o Boeing 737. Além disso, a massa afirma que também serão adquiridos novos equipamentos para modernizar a unidade. Com a aprovação do projeto pela SAC, a Seinfra poderá dar continuidade ao processo para a construção do terminal de passageiros, reforma e manutenção das áreas de movimentação de aeronaves, aquisição e instalação de equipamentos de auxílios à navegação aérea e execução de serviços complementares no aeroporto de Barreiras.

O investimento na requalificação do Aeroporto Regional de Barreiras é uma prioridade para a região, uma vez que após a Copa do Mundo de 2014, que ocorreu no Brasil, ficou definido que a execução do plano de instrução da aviação regional seria a prioridade. Apesar de conseguir o lançamento, o projeto não avançou. Recentemente, o governo federal anunciou que investirá cerca de R$ 45 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), para a elaboração dos projetos e na execução das obras no aeroporto de Barreiras.

A iniciativa visa melhorar a infraestrutura do aeroporto e aumentar a capacidade de recepção de aeronaves, impulsionando o desenvolvimento econômico da região.