Uma reunião entre a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, forças policiais e secretarias de educação, Câmara de Vereadores, na manhã desta quarta-feira(12), traçou estratégias para garantir a segurança nas escolas do município.
Com a presença do prefeito Fábio Nunes, a secretária de educação Cristina Fernandes, representantes da Polícia Militar comandante da 38ª CIPM Major Pedro Paulo e Capitão PM Pichite, Delegado Regional da Polícia Civil Marcos Aurélio, presidente da Câmara de Vereadores Eduardinho Filho, coordenador da Guarda Civil Municipal Clayton Pacheco, diretores escolares e representantes do Conselho Tutelar.
A reunião teve como principal objetivo alinhar as ações entre os órgãos competentes que atuam no município. O prefeito Fábio Nunes pediu o apoio de todas as instituições na reunião e o melhor entendimento de todos.
O comandante da 38ª CIPM Major Pedro Paulo buscou tranquilizar a todos, pois a PM já está fazendo rondas escolares para garantir a segurança dos nossos alunos. Além do trabalho preventivo nas escolas se disponibilizou a ministrar palestras educativas e preventivas com os pais e corpo discentes. O Capitão PM Pichite complementou informando que em Bom Jesus da Lapa não teve nenhuma ameaça concreta apenas rumores e (fake news).
Delegado Marcos Aurélio pode informar sobre ações da Polícia Civil, que desenvolve o trabalho investigativo com software que identifica autor ou quem compartilha informações falsas, e deu o exemplo de Paratinga, onde houve a identificação e apreensão do adolescente que criou uma rede social com informações falsas para causar pânico, e alertou sobre o cuidado no compartilhamento de informações falsas.
As professoras presentes informaram que outro ponto importante é incluir a família no diálogo para que além da tranquilização de todos, e que possa ocorrer também uma simetria de ações entre instituições e família.