É uma situação recorrente e que coloca a vida de pessoas em risco. A presença de cavalos e vacas soltos às margens da BR-349 têm contribuído para o registro de graves acidentes de trânsito no trecho da via que corta o município de Bom Jesus da Lapa.
O acidente mais recente provocado pela presença dos animais ocorreu neste mês, com um trabalhador do Projeto Formoso que retornava para a cidade de Bom Jesus da Lapa em uma moto. A motociclista foi socorrida em estado grave.
Durante essa semana várias denúncias foram feitas por leitores do Site Notícias da Lapa, que cobram do DNIT -Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e das prefeituras de Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho providência, tanto no recolhimento dos animais, como também na punição para os proprietários dos mesmos. “Isso é um perigo para os motoristas que passam por aqui. Na semana passada tinha mais dois animais no mesmo local em que um colega da empresa bateu em uma cavalo, e hoje por pouco não colidiu também o carro que estava em outro veículo que tentou desviar de uma vaca. Peço que o pessoal fique mais atento, já que esse tipo de situação tem sido frequente. Precisamos que a prefeitura junto com o DNIT apreenda esses animais, e multar os proprietários”, reclama.
“Essa BR- 349 é bem movimentada, e mesmo assim as pessoas deixam os animais soltos. Na semana passada eu e minha esposa quase sofremos um grave acidente devido um cavalo que entrou na frente do nosso carro. Uma viagem para um passeio quase virou uma tragédia – as autoridades precisam tomar providências e os donos de animais precisam entender que estão colocando a vida das pessoas que passam por essa via em risco”, disse outro motorista.
Diante da situação, a vereadora Jamima Queiroz, que é moradora do Projeto Formoso, também cobrou providência por parte dos órgãos competentes. A fala da parlamentar foi feita na última quinta-feira(16), durante a sessão da Câmara de Bom Jesus da Lapa.
A vereadora disse que foi cobrada pelos moradores para que seja tomada uma providências, após o último acidente na vida envolvendo animais, que deixou um trabalhador do Projeto Formoso gravemente ferido. Na oportunidade, ela também lembrou que perdeu um irmão no ano passado na via, também envolvendo animais. “A culpa não é dos animais. A culpa é do dono do animal que deixa solto na beira da estrada para comer aquele capim, lamentou, e continuou:” Eu não sei o que passa na cabeça de uma pessoa que cria animal na beira da pista tirando a vida de pais e mães de família”.
A orientação para os motoristas ao avistarem um animal na pista é reduzir a velocidade e ligar o pisca-alerta. Além disso, devem denunciar as situações. Lembrando que o dono dos animais poderá ser multado, além de responder criminalmente por algum acidente que vier a acontecer com algum motorista.