Ministério da Educação abre consulta pública para avaliar e reestruturar Novo Ensino Médio

0
GrupoSCosta-350x250px

 

O Novo Ensino Médio entrou em vigor em 2022. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) abrirá uma consulta pública para coletar informações que ajudem o ministério a avaliar e reestruturar o Novo Ensino Médio, criado em 2017.

Objetivo, segundo a portaria publicada na quinta-feira (9) é a “coleta de subsídios para a tomada de decisão do Ministério da Educação acerca dos atos normativos que regulamentam o Novo Ensino Médio”.

A consulta pública será coordenada pelo Ministério da Educação e contará com a participação da sociedade civil, da comunidade escolar, dos profissionais do magistério, das equipes técnicas dos sistemas de ensino, dos estudantes, dos pesquisadores e dos especialistas em educação.

Entenda

Uma série de mudanças foram feitas naquela ocasião, a principal é que os alunos devem cumprir os chamados itinerários formativos, que se tornaram obrigatórios em 2023. Esses itinerários são optativos, escolhidos pelos estudantes de acordo com oferta da instituição de ensino.

Além disso, os estudantes de ensino médio terão que dedicar mais horas ao ensino escolar: as 4 horas atuais passam para no mínimo 5 horas. Essa medida entrou em vigor em 2022.