Carinhanha: Polícia ambiental apreende três motosserras e desanhtrói oito fornos de carvão ilegal

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A Polícia Militar Ambiental (CIPPA/Lençóis) realizou operações em Carinhanha, no oeste da Bahia, entre os dias 26 e 27 de fevereiro, após denúncias anônimas feitas pelo Zap Denúncia. Durante as ações, foram apreendidas três motosserras da marca Sthil FMS 382 e destruídos oito fornos para fabricação ilegal de carvão vegetal em diferentes localidades da cidade. No dia 26, os policiais apreenderam duas motosserras na agrovila 23. No dia seguinte, eles destruíram quatro fornos na localidade da Vila São José (Cheira Cabelo) e outros quatro na localidade da Barrinha, além de apreender uma motosserra da mesma marca e cerca de dez metros cúbicos de carvão vegetal sem ensacar. Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Carinhanha, onde foram lavrados os boletins de ocorrência. Os responsáveis pelas atividades ilegais não foram localizados e os fornos foram desmontados e inutilizados pelos agentes.

A extração ilegal de madeira e a fabricação ilegal de carvão são crimes ambientais previstos pela Lei 9.605/98, que podem resultar em multa e prisão. Essas atividades também contribuem para o desmatamento do bioma e a exploração de trabalho escravo.

A CIPPA Lençóis é responsável pela proteção do ecossistema do centro e do oeste baiano, atuando na prevenção e repressão aos crimes ambientais. A polícia alerta para a importância de denúncias anônimas para combater atividades ilegais que prejudicam o meio ambiente.