De acordo com um estudo divulgado pela ONG Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal do México, Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, na Bahia, estão entre as 50 cidades mais violentas do mundo em 2022. As três cidades baianas já haviam sido listadas na pesquisa do ano passado, que considerava dados de 2021.
No ranking, elaborado com base em dados oficiais e estimados de homicídios e populacionais, Salvador ocupa a 19ª posição, enquanto Feira de Santana está na 22ª colocação e Vitória da Conquista na 26ª. Além das cidades baianas, o levantamento também inclui municípios de outros estados do Nordeste e do Norte do Brasil.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia contestou a pesquisa da ONG mexicana, afirmando que desconhece a metodologia utilizada e apresentando dados de redução da violência nas três cidades citadas. Segundo a SSP, Salvador apresentou redução de 12%, Feira de Santana teve diminuição de 13,1% e Vitória da Conquista registrou queda de 49,5% nas mortes violentas.
Enquanto isso, moradores relatam situações de insegurança e violência nas cidades listadas. Recentemente, houve troca de tiros em operações policiais em Salvador e uma criança de 2 anos foi baleada durante uma dessas ações. Em Feira de Santana, uma professora contou que teve dois celulares roubados em um período de um ano. Já em Vitória da Conquista, a população ainda se recupera do assassinato do enfermeiro André Chagas Leite, morto a tiros durante um assalto no mês passado.
A pesquisa da ONG mexicana tem como objetivo chamar a atenção para a violência nas cidades, principalmente na América Latina.