Moradores fazem  manifestação contra grilagem de terra no município de Correntina; veja vídeo

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Reprodução

Moradores de Correntina, no Território da Bacia do Rio Corrente, oeste da Bahia,  promoveram na última segunda-feira(14/2) um  ato  contra a grilagem de terras de terras que vem acontecendo  no município e atingindo várias comunidades.

De acordo o Jornal de Correntina, desde o último dia 2 de fevereiro, um grupo de grileiros estão tentando invadir e desmatar áreas  para plantio de soja e criação de gado, colocando em risco várias nascentes. “São 15 mil hectares do gerais  aonde ficam as cabeceiras e as nascentes dos córregos e riachos de: Bonito, Caixeiro, Corredor, Cabeceira Grande, Capão Grosso, Cascavel e Porcos”.

“E para entender o tamanho da grilagem esse território tem início na Cabeceira do Bonito acima da entrada do Capão do Modesto pela BR 349 até ao antigo Lixão na beira da estrada que liga Correntina a aparecida do Oeste, Para ter uma ideia até o Povoado da Prainha está ameaçado”, afirmou os moradores a reportagem.

Ainda de acordo informações do site, “com a ajuda da corrupção, a grilagem continua deixando um rastro de degradação ambiental, violência e prejuízos econômicos. As principais vítimas Povos e comunidades tradicionais, assim como produtores rurais, são os principais afetados por essa prática criminosa. Eles são vítimas dos conflitos fundiários que acompanham a grilagem, recebendo ameaças, tentativas de intimidação, agressão e até podendo perder suas vidas”.