Startups de tecnologia ameaçam por em xeque dois pilares das finanças: o sistema bancário e o dinheiro em espécie. Mas será que os consumidores podem vir a pagar o preço disso? Não se surpreenda ao entrar em um restaurante da rede americana KFC em Hangzhou, no leste da China, e ver dezenas de pessoas sorrindo para comprar comida.
Ali uma câmera no balcão analisa o rosto do cliente, verifica sua identidade a partir dos registros do aplicativo Alipay e, em poucos segundos, o pagamento é efetuado.
Hoje em dia, smartphones permitem que digitais, íris e voz – ou até mesmo a própria presença física em uma loja – sejam suficientes para pagar por compras.
Como empresas estão tomando o lugar dos governos na corrida espacialComo o varejo está aproveitando o avanço tecnológico para melhorar a experiência de consumoNa África, por exemplo, é comum comprar a passagem de ônibus ou transferir dinheiro por meio de uma mensagem de celular.
Esse setor vem evoluindo tão rapidamente que está cada vez mais difícil prever exatamente o que vai acontecer nas próximas décadas.