Informações da Indra
A Indra, empresa líder mundial em engenharia tecnológica para os setores aeroespacial, defesa e mobilidade, concluiu a modernização de dois radares secundários transportáveis IRS 20-MP/S para a Força Aérea Brasileira, também fornecidos pela empresa, que auxiliam no controle de movimentos no espaço aéreo do país e têm capacidade para substituir os radares de vigilância aérea, em caso de interrupções prolongadas na sua operação, e para manter elevada disponibilidade global do serviço de vigilância geral do tráfego aéreo.
Os radares são de responsabilidade do Parque de Material Eletrônico da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), sob a coordenação da Subdivisão de Radiodeterminação (RAD) da Divisão Técnica. Como conclusão do projeto, foram realizados testes de aceitação no terreno (SAT) do processo de modernização, eletrônica, eletromecânica e mecânica estrutural, das duas unidades secundárias de radar transportáveis. Uma das unidades está instalada em Petrolina (PE) e a outra será instalada em Bom Jesus da Lapa, oeste da Bahia.
O objetivo da modernização é dotar os sistemas de radar com as mais avançadas funcionalidades digitais, aumentar a precisão e qualidade dos dados recolhidos e expandir a sua cobertura. Para isso, optou-se pela implementação de um sistema de recepção e processamento de sinal ADS-B (Automatic Dependent Surveillance – Broadcast ou Automatic Dependent Surveillance System) que irá detectar aeronaves simultaneamente com o sistema de radar e assim melhorar a qualidade dos sinais recebidos. Aumentará a probabilidade de detecção de aeronaves, além das vantagens de menores custos de manutenção.
Os radares transportáveis IRS-20MP/S, fabricados pela Indra e entregues à Comissão de Implementação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) em 2011, têm um alcance de 256 NM (aproximadamente 500 km) e podem operar em Modo S, o padrão de precisão máxima para identificação de aeronaves, bem como atuar nas fases de aproximação de aeronaves ou durante o voo em rota.
Recentemente, membros da Comissão de Implantação de Sistemas de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e do Parque de Material Eletrônico da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) concluíram treinamento avançado teórico e prático sobre otimização, configuração e extração, plotagem e rastreamento do IRS 20- Radares MP/S nas instalações da Indra na Espanha.
A Indra é líder mundial em gestão de tráfego aéreo e nos últimos anos modernizou os sistemas de 25 países da América Latina. Atualmente, dois em cada três centros de controle do continente utilizam os sistemas da empresa para gerenciar o espaço aéreo de forma muito mais eficiente, segura e ecologicamente correta.
Os sistemas de radar mais avançados
A Indra é um dos principais fabricantes mundiais de radares aplicados tanto na proteção da mobilidade, transporte e defesa. Com mais de quarenta anos de experiência no desenvolvimento destes sistemas, a Indra exportou os seus radares para os cinco continentes, é o principal fornecedor da NATO e possui também uma das maiores fábricas de radares da Europa, com mais de 7.000 metros quadrados e 200 unidades especializadas profissionais.
Entre outros, a empresa desenvolveu um dos mais poderosos e avançados radares de vigilância espacial existentes, capaz de detectar objetos em órbita a mais de 2.000 quilômetros da Terra e que é responsável por proteger lançamentos, satélites e a estação espacial internacional.