Nível do Rio São Francisco deve subir nas próximas semanas com chuvas de até 300 mm no fim da primavera

0

 

O nível do rio São Francisco já aproxima dos 5 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa/Foto: José Hélio/Notícais da Lapa

Os municípios da bacia do Rio São Francisco em Minas Gerais e em parte da Bahia deverão receber as maiores chuvas da primavera nos últimos dez dias da estação que terminará às 18h48 do próximo dia 21.

Os modelos meteorológicos e institutos de meteorologia estão apontando para a possibilidade de chuvas intensas, com acumulados acima de 300 mm em algumas localidades.

As previsões valem para as região do Alto São Francisco e do Médio São Francisco, contemplado todas as sub-bacias, tanto da direita, na Região Central e Norte de Minas de  Minas, quanto da esquerda, no Centro-Oeste e Noroeste.

Também há previsão de muita chuva em toda as regiões das bacias do rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha.

Na Bahia, as chuvas devem se concentrar em toda a metade Sul do Estado, com bastante concentração nas Regiões de Guanambi, Vitória da Conquista e principalmente no Sul Baiano.

Veja a previsão para os próximos dez dias

Alerta

Até às 10h desta quarta-feira (14), todos os municípios de Minas Gerais e parte da Bahia, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins já estão sobre alerta de chuvas intensas.

Nestas áreas a podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos  de 60-100 km/h.

Veja o alerta 

Nível do São Francisco

De acordo com dados comparativos dos registros de chuva e de variação do nível do rio, este volume previsto de chuva pode fazer o rio São Francisco atingir o maior nível desde o início do período chuvoso, tanto à montante, quanto à jusante do reservatório da Hidroelétrica de Três Marias.

No início deste mês, o primeiro reservatório do Velho Chico interrompeu a trajetória de diminuição do volume com pouco mais de 51% e voltou a ter afluência maior do que a defluência. Com a confirmação das chuvas do restante de dezembro, o reservatório deve recuperar uma parte de seu nível.

O último dado disponibilidade pela Agência Nacional de Águas (ANA) é de quarta-feira (7). Na ocasião, o reservatório já tinha 52,67% de volume útil, com afluência de 982 metros  cúbicos por segundo (m²/s) e defluência turbinada de 440 m³/s.

Já o Operador Nacional do Sistema indica que o volume subiu para 53,73% nesta segunda-feira (12). Há um ano, o volume era de aproximadamente 40%.

Na cidade de São Francisco, no Norte de Minas, o nível do rio já está em elevação desde outubro e superou a marca dos quatro metros no início deste mês. Por conta das chuvas e dos aumentos de vazão em Três Marias, o nível ficou acima de 2,10 metros durante todo o ano. O mês com menos água foi setembro.

Nesta mesma cidade, no dia 21 de janeiro, o nível do Velho Chico chegou a 10,18 metros, uma das maiores cheias registradas nos últimos 30 anos.

As previsões ainda não são precisa para poder concluir que haverá novamente uma grande cheia em 2023. (Agência Sertão)