Em 29 dias, Bom Jesus da Lapa registra um acumulado de chuvas de 454,0 milímetros, 300% a mais do que o esperado para o mês, informou a SEMEIA-Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A SEMEIA ainda informou que nesta terça-feira (29) choveu 40mm na capital baiana da fé. A chuva deve continuar no mês de dezembro na cidade segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Devido as intensas chuvas registradas durante o mês no municípios várias famílias precisaram ser retiradas de suas casas pela prefeitura e os profissionais do SAAE estão atuando em regime de plantão para vistoriar os piscinões e as bombas de drenagem da cidade.
Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a chuva que atinge a Bahia há cerca de uma semana já deixou maiss de três mil pessoas fora de casa.
De acordo com o monitoramento do Inmet, há alerta de ventos intensos, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas no Centro-Sul, Vale do São-Franciscano, Centro-Norte Baiano, Sul e Extremo-Oeste. Algumas das cidades em alerta laranja são: Abaré, Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, Bom Jesus da Lapa, Cachoeira, Cairu, Candeias, Caravelas, Cruz das Almas, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mucuri e Nova Viçosa.