A prefeitura de Bom Jesus da Lapa iniciou o trabalho de apoio e socorro às pessoas que começaram a sofrer com a grande quantidade de chuvas que atingem o município desde o início da semana e alagamentos que invadiram várias casas.
De acordo a gestão municipal, uma força-tarefa foi criada com a participação da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Obras e Infraestrutura, Secretaria de Educação, Secretaria de Transporte e Secretaria de Administração com finalidade de dar todo o amparo as famílias que foram afetadas pelas chuvas em Bom Jesus da Lapa.
O secretário de obras e infraestrutura Erivelton Radson juntamente com o secretário de transporte Dedé informaram sobre a disponibilidade de assistência e transporte para retirada de pessoas, famílias e móveis que possam ficar em situação de risco. A Secretaria de Educação já estuda ações para caso haja necessidade, as escolas sejam usadas como abrigo.
Já a secretária de assistência social, Juliana Vaz, informou sobre o aluguel social disponibilizado as famílias atingidas. Sendo já assistidas (10 famílias / 35 pessoas) com pessoas deficiente visual, puerpério, cadeirante e idosos.
As áreas mais afetadas até o momento são os bairros Vila Maia, Beira Rio, São Gotardo e Jurema. Planos de ação estão sendo desenvolvidos para os abrigos receberem as famílias que estão em estado de emergência.
Também fica disponibilizado diferentes números para necessidade de ajuda (77) 99961-1426 CRAS Chico Tomé e (77) 99961-1441 CRAS Nova Brasília.
De acordo com dados do instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que o tempo continue chuvoso.
A região oeste da Bahia está em estado de alerta com nuvens densas. Além de Bom Jesus da Lapa, outras cidades como Serra do Ramalho e Santa Maria da Vitória devem passar por um clima de muita chuva.