Na tarde desta segunda-feira, 10, A Prefeitura de Carinhanha recebeu 3 mil aves para a Agricultura Familiar no município referentes à parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio do Consórcio do Velho Chico (CDS). A ação integra o Projeto Território Produtivo, que tem como objetivo o fortalecimento da agricultura familiar nas cadeias produtivas de bovinocultura, mandiocultura e avicultura.
A entrega dos pintainhos (aves com um dia de vida) aos beneficiários foi realizada em quatro comunidades: Cheira Cabelo, Barra do Parateca, Riacho do Capinão e Bebedouro, atendendo a 30 galinheiros que já foram construídos e equipados para o recebimento das aves. Além das aves destinadas à postura, os produtores receberam ração e vacinas e continuarão a receber assistência dos técnicos da Secretaria.
“Nós moramos no semiárido da agricultura familiar e para fazer a inclusão social a gente precisa apostar na criação miúda, como a da cabra, porco, galinha caipira e com esta iniciativa, acreditamos que contribui e fortalece o pequeno produtor, colaborando para diminuir a desigualdade”, apontou a Prefeita de Carinhanha, Francisca Alves Ribeiro.
Para o agricultor da comunidade de Riacho do Capinão, Francisco de Assis de Melo Teixeira, a criação e produção de ovos será uma importante fonte de renda. ”Eu amei este projeto e já tentei fazer isso aqui uma vez, mas não deu certo porque faltou recursos. Eu já fiz as contas e com esta renda extra vai dar pra fazer uma feira boa e ainda uma carninha, aí”, comemorou.
Projeto estruturante – da capacitação à comercialização
A secretária da Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento, Ivani Souza, explicou que esta é uma fase crucial para o projeto de criação de galinhas caipiras no município e informou que o objetivo é organizar o sistema para produção de ovos, fortalecendo especialmente o trabalho das mulheres nas unidades produtivas.
“Agora é a etapa do manejo e os primeiros dias são muito importantes. Daqui a cinco ou seis meses, inicia a fase produtiva e nós já estamos organizando a unidade de beneficiamento de ovos, local onde será feito a higienização, embalagem, seleção e classificação, saindo com selo de inspeção para comercialização”, destacou. Via Assessoria Comunicação.