Umidade do ar baixa: temperatura acima de 38 graus traz risco à população da região de  Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Final de tarde em Bom Jesus da Lapa/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

“O sol hoje está queimando sem dó. […]vai pegar fogo” . Característica de ambiente ou clima muito quente e sem vento; abafado. Estes são alguns adjetivos  e definições usados na região de Bom Jesus da Lapa nestes últimos dias. Após uma semana de muito calor, a previsão para está sexta-feira(16)  é de temperatura de  38 graus Celsius. A previsão será de sol, com algumas nuvens, mais não chove.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu três alertas para ocorrência de baixa umidade relativa do ar na região central do Brasil.
O alerta de maior intensidade, de cor vermelha e de classificação como grande perigo,  engloba 44 municípios, do Oeste, Vale São Franciscano e Centro-Sul Baiano, cujos principais municípios são Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Guanambi. Também engloba municípios de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e do Distrito Federal.

De acordo com o aviso meteorológico, as condições nestas áreas de alerta vermelho são para umidade relativa do ar abaixo de 12%, com grande risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares, irritações no nariz e nos olhos, dores de cabeça e outros malefícios.

Nestas condições, recomenda-se a ingestão de bastante líquido, principalmente água. Também é aconselhável que se envie atividades físicas mais intensas nos períodos mais secos do dia, além de exposição ao sol. Para amenizar os efeitos do tempo seco também é recomendado o uso de hidratante para pele, umidificação do ambiente e que se evite bebidas diuréticas, como café e álcool.

Com o ar seco, a região atingida pelos alertas meteorológicos terão temperaturas bastante elevadas no decorrer do final de semana, passando de 38ºC.

As previsões meteorológicas para a região Oeste da Bahia são bastante tímidas para apontar o início da temporada chuvosa.

Informações do  INMET/Notícias da Lapa/Agência Sertão